terça-feira, 22 de novembro de 2011

Instrução Leonística - Assembléia Administrativa - 08/11/2011

A Campanha do Plantio das Árvores
                O atual Presidente Internacional, C L Wing Kun Tam, tem como lema, Eu Acredito.
                 Segundo ele temos que acreditar em nós mesmos , acreditar na nossa missão de servir aos outros e acreditar que juntos podemos conseguir o que planejamos.
                 Uma de suas metas, é o plantio de um milhão de árvores. Para ele, isto reforçará o potencial ilimitado que temos para fazer a diferença no mundo como leões. E para seu orgulho nos primeiros 60 dias, o objetivo de plantar  1 milhão de árvores já havia sido atingido.
                O Presidente Internacional de Lions Clubs internacional afirma:  “Acredito que podemos aproveitar este entusiasmo e continuarmos progredindo. Qualquer um de nós pode plantar  uma árvore. Este é um trabalho que requer participação ativa, sendo visível na comunidade para mostrar que os Leões fazem a diferença. Ele também é um excelente projeto para convidar  a comunidade a participar junto com seu Lions Clube, em um projeto conjunto. Portanto, inclua o plantio de árvores nas atividades de seu clube neste ano e convide a família, amigos e membros da comunidade a participar. Que maneira melhor de sermos lembrados do nosso dom do serviço que acompanhar o crescimento das árvores plantadas ano a ano ?  O plantio de árvores , o cuidado e a preservação do meio ambiente permanecem sendo a pedra fundamental do meu lema presidencial.
                Mas, há muito mais a fazer. Com o cuidado adequado, as árvores que já plantamos, e aquelas que continuaremos a plantar durante este ano, crescerão e beneficiarão as gerações vindouras. Os sócios atuais e futuros de Lions clubes ,  acolhidos em uma atmosfera amigável e familiar , beneficiarão imensamente o mundo.“
                   O Distrito  LC  1  estabeleceu como meta o plantio de 1000 árvores, contudo através da colaboração dos clubes, e parcerias realizadas  o plantio de árvores  já chegou a 3000 árvores plantadas .
                   É evidente a grande importância  de uma árvore para o ser humano e para o planeta. Os benefícios de uma árvore são inúmeros. Sua importância está associada à vida, ao ar que respiramos. Por isso a necessidade de manter o equilíbrio das florestas, preservando as matas nativas e mantendo protegidos os mananciais onde fauna e flora encontram ambientes diferenciados.
 Dentre os benefícios destacamos :
- Proteção dos solos e nascentes, pois evitam o assoreamento e contaminação.
- Fertilização, pois trazem nutrientes do subsolo para a superfície e formam húmus com a queda de seus galhos e folhas.
- Fornecimento de materiais, tais como: madeira, papel, carvão, substancias medicinais, além de óleos, gomas, essências, mel, frutos, entre outros.
- Preservação de vida silvestre e de plantas, pois servem para abrigo, alimentação e reprodução de animais .
- Retirada de poluentes do ar;
- Influência na economia pois servem como fonte de renda, indústria química, farmacêutica e cosmética.
- Influência no clima: influenciam na umidade, precipitação , escoamento superficial e temperatura entre outros fatores
- Embelezamento da cidade e valorização dos imóveis do ponto de vista ambiental, paisagístico e econômico.
- Contribui para o equilíbrio psicossocial, transmitindo sensação de calma e conforto às pessoas.
                 Por tudo isto que relatamos, podemos compreender a grandeza dessa meta  do plantio das árvores , estabelecida pelo presidente de Lions Clubs Internacional. Precisamos que leões de todos os clubes se conscientizem, se  mobilizem, e procurem  estabelecer  parcerias com outras organizações e procurem  plantar o maior número de  árvores que for possível, pois o  maior beneficiado é o ser humano.
              Portanto, vamos fazer nossa parte e colaborar com o meio ambiente, combatendo o aquecimento global, através do plantio de árvores.

            CaL  Ver Lúcia Corrêa Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores