terça-feira, 22 de maio de 2012

ASSEMBLÉIA ADMINISTRATIVA EM HOMENAGEM A MELVIN JONES - 10/01/2012


MELVIN JONES E O LEONISMO.

Melvin Jones nasceu em Fort Thomas, Estado do Arizona, E.U.A., em 13 de janeiro de 1879. Estudou Direito e dotado de boa voz dedicou-se à arte lírica, a qual veio a desistir para se estabelecer definitivamente no ramo de seguros.
Melvin Jones, a quem o destino reservara uma importante missão: criar o Leonismo, foi convidado pelo seu amigo e “irmão de loja”, o comerciante Harry Towne, a participar de um almoço no Círculo dos Homens de Negócios de Chicago, clube que se dedicava a promover a reciprocidade de benefícios entre seus associados.
Em pouco tempo, Melvin Jones tornou-se membro destacado do clube e defendeu a idéia que estes clubes deveriam ampliar seus horizontes deixando de lado as atividades de ordem estritamente profissional, para dedicar-se à melhoria de suas comunidades e do mundo em geral.
Após contatos com grupos semelhantes nos Estados Unidos, foi convocada uma Reunião para 07 de junho de 1917, em Chicago, Illinois, E.U.A., quando um novo grupo adotou o nome de um dos convidados, Associação de Lions Clubes. E em outubro daquele mesmo ano, foi realizada uma Convenção Nacional em Dallas, Texas, E.U.A., que contou com a participação de 36 delegados representando 22 Clubes provenientes de 9 Estados.
Começou a ser definido o que viria a ser a Associação: foram aprovados os Estatutos, Regulamentos, Objetivos e Código de Ética.
Entre os objetivos adotados no início da história, havia um que dizia: “Nenhum Clube terá como objetivo a melhoria financeira de seus sócios”. O objetivo de servir ao próximo sem fins de proveito pessoal permanece até hoje, como um dos princípios fundamentais da Associação.
Foi o ponto de partida para a arrancada vitoriosa que viria a dar origem ao 1º e maior Clube de Serviços do Mundo, a Associação Internacional de Lions Clube e começou a ser escrita a história do mais importante clube de prestação de serviço ao próximo, que quase quarenta anos depois chegou ao Brasil.
Este ser humano reconhecido e tão respeitado em nosso movimento, deixou-nos vários ensinamentos, entre eles, citarei aqui um texto de uma obra datada de abril de 1932. (O Homem está sempre renunciando).
No texto, Melvin Jones conclama: “Sê um homem constante, sê perfeito... a lealdade e a renúncia não combinam... a força e a renúncia não podem se unir. O homem não pode renunciar às responsabilidades que assumiu voluntariamente ou involuntariamente. Um homem bem sucedido deve esse sucesso ao fato de nunca haver renunciado algo que realmente desejou. Essa é a qualidade da constância”.
E, hoje, neste mês do aniversário de seu nascimento, rendemos justas homenagens a este homem que liderou esse movimento com tanto entusiasmo e sabedoria, sejamos fiéis aos seus ideais, continuando a semear para que frutifique esta obra através dos clubes de Lions do mundo inteiro, e, imbuídos de coragem, vontade, persistência, determinação, amor e sabedoria, possamos continuar difundindo e cumprindo a missão do servir, que um dia nos propomos ao nos associarmos ao Lions, apesar de todas as dificuldades que enfrentamos no mundo de hoje.

Ca.L. Vera Lúcia Corrêa Machado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores