quinta-feira, 21 de julho de 2011

INSTRUÇÃO LEONÍSTICA: O LEÃO E O SERVIR

 
                O Movimento Leonístico já tem quase um século de vida, e com o decorrer do tempo o Lions mudou. E quando mudamos é sinal de que estamos crescendo. De todas as mudanças, só não mudou a grandeza do ato de pessoas se unirem para servir.
                     Ao nos associarmos a um clube de Lions, prometemos servir desinteressadamente ao nosso próximo, aos mais necessitados, portanto, assumimos a partir daí, o compromisso com o servir.
                     Para nos tornarmos verdadeiros leões, necessitamos de algum tempo para termos um profundo entendimento do significado de ser leão.
                     É fundamental estarmos enfocados em nosso compromisso, com a idéia principal de Lions Clube Internacional, como bem expressa nosso lema: Nós Servimos.  Ter consciência de que ser Leão é servir e que servir é uma atitude que parte direto do coração, sem passar pelo caminho lógico da razão. De maneira alguma devemos ser companheiros que apenas têm seus nomes ilustrando o quadro social, e, sim, verdadeiros companheiros e reservas potenciais de liderança em direção ao futuro leonístico.
                      Compartilhar é o caminho que leva um Lions a ter sucesso em seu projeto de desenvolvimento.
                       É nosso compromisso freqüentar o clube a que pertencemos, participar dos trabalhos das comissões e das ações promovidas pelo clube e pelo Distrito, trabalhando em prol da melhoria de vida de nossas comunidades, refletindo sobre tudo o que realizamos e nos comprometemos em servir, conscientes de que temos potencial para fazer ainda mais para ajudar a atender às necessidades crescentes de nossas Comunidades.
                        É complexo, mas é preciso ser realista. Hoje quando a maioria luta com dificuldades para se manter, para  manter sua família, nos movimentos voluntários , é preciso muito discernimento para alcançar os objetivos, sem prejudicar mesmo involuntariamente, qualquer companheiro ou companheira. Temos que ter muito cuidado com as atitudes, palavras e lembrar que quem quer chegar mais longe deve caminhar em grupo.                       
                         Precisamos estar alertas e conscientes que todo trabalho no nosso movimento depende da manutenção de um nível motivacional intrínseco e extrínseco em nossos clubes.
                        É preciso saber, não só inovar, mas também achar o melhor caminho para que os objetivos sejam alcançados, para conseguir através do Leonismo, ajudar às nossas comunidades, reforçar o nosso companheirismo, valorizar o movimento e termos realmente satisfação e prazer em ser Leão.
                        O desejo de pertencer ao clube só será forte se tivermos uma identificação comum, uma visão e uma missão,  além de renovarmos energia com uma imagem-objeto de pelo menos um projeto a cada tempo em benefício da comunidade.
                         O ardoroso desejo de servir , nasce e renasce a cada ação bem planejada, executada, bem sucedida, avaliada, divulgada. Não vem de uma atitude contemplativa, nem de um sólido desenvolvimento teórico: aprende-se fazendo.
                          Valorizar cada voluntário, reconhecer, agradecer é trabalhar em prol do aprimoramento do maior patrimônio dos clubes de serviço: sua gente amiga e companheira.
                          Fazer crescer o Lions com qualidade é compromisso, responsabilidade e dever de todos os leões. É a única eficaz forma. Lembremo-nos que se hoje estamos no Movimento Leonístico é porque no passado alguém lembrou de nós.
                          Se embasarmos e buscarmos o equilíbrio e harmonia na energia mais positiva que temos em nós, a energia do amor, possivelmente agiremos como leões que querem irradiar luz, servindo, aprendendo,  crescendo, compartilhando oportunidades de prestação de serviço que proporcionará momentos gratificantes de ajuda ao próximo.
                          Finalizando, nós leões devemos demonstrar nossa força , tornando nossa  missão  exeqüível, fazendo a diferença na vida de quem precisa, servindo com prazer e amor, mantendo sempre o foco no compromisso com o Servir.
    





Cª L  Vera Lúcia Corrêa  Machado
Assembléia Festiva de Posse (19/07/2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores